Vou contar um pouco de mim e daí vai ficar mais fácil de entender.
Sou natural de São Gonçalo, RJ e morei em Palmas-TO por 7 anos. Vão fazer 5 meses que estou morando no litoral sul de São Paulo.
Agora, vou tentar explicar o que me faz sentir tanta saudade de Palmas.
Lá, a natureza é intensa, está por toda a parte. São lagartos, iguanas, tucanos, gaviões, caranguejeiras, pássaros pretos e muitos outros, fáceis de serem vistos. Estão pela cidade, onde há muita área verde. São grandes pracinhas onde se fazem caminhadas, crianças brincam, passeia-se com os cães e ainda se respira muita paz. O forte calor é uma das mais marcantes características da cidade e da qual tenho sentido muuuuuita falta.
As manhãs começam mais cedo do que em outros lugares, as 06:00 já é dia claro, papagainhos e araras passam em revoadas para dar bom dia; as 09:00 já se sua com facilidade rsrs; ao 12:00 parece que estamos sendo assados vivos, essa sensação vai até as 17:00 quando o calor começa a diminuir ao ar livre. Quem não tem ar condicionado em casa sofre muito, pois o calor retido nas paredes, pode durar ate 01:00 ou 02:00.
Você pode me achar maluca por sentir saudades de um lugar tão quente. Mas uma coisa negativa, não é capaz de estragar tantas outras boas.
O cerrado é lindo! A vegetação é rala e muito forte. Resiste as queimadas que acontecem anualmente, várias vezes por ano, devido o calor excessivo e o clima seco. Sempre renascem. Os dias são geralmente de céu azul, as tardes mostram um céu que mais parecem pinceladas de um grande pintor, as noites são brilhantes e quando a lua está cheia é cheia pra valer, fica enorme! Todos saem para admira-la.
Tem também a tranquilidade, as cachoeiras, as serras, as trilhas, a vida rural bem próxima, os sabores do norte...
Nenhum comentário:
Postar um comentário